Harry Bertóia


O italiano Harry Bertóia (1915-1978) foi um artista que ficou conhecido por estudar profundamente a maleabilidade do metal trabalhando-o em telas e tramas e a ergonomia. Através de seus estudos, já nos Estados Unidos, criou a linha de cadeiras fabricada inicialmente (anos de 1950) pela Knoll Internacional (empresa americana dos arquitetos Hans e Florence Knoll). Foi Florence quem levou uma cesta plástica de secar pratos ao ateliê de Bertoia para que ele se inspirasse. E assim o designer criou uma das linhas mais famosas de mobiliário que pela sua funcionalidade, simplicidade e ergonomia é uma das mais vendidas e procuradas no mercado atualmente. A cadeira Bertoia se adapta incrivelmente a todos os ambientes: do retrô cheio de detalhes ao super clean-high-tech.
Harry Bertoia ( 1915-1978 ) nasceu em Udine - Itália, mas emigrou com a família para os EUA em 1930. 
Formou-se na Cass Technical Hight School de Detroit em 1936, e de 37 a 39 foi bolsista na Cranbrook Academy of Arts, onde lecionou até 1943.
Em Cranbrook, Bertoia rápidamente fez amigos - sendo seus colegas de trabalho Eero Saarien e Charles Eames, com quem viria a trabalhar nos anos seguintes. 
Bertoia casou com Brigitta Valentines e juntou-se aos Eames em seu atelier a partir de 1943. 
Juntamente com Eero Saarinen, desenvolveu um método de fabricar madeira prensada que, mais tarde, iria influenciar definitivamente os processos de produção de mobiliário e o seu próprio design. 
Nos anos 50, construiu mais uma forte relação com outra colega de Cranbrook, Florence Knoll, que tinha um atelier na Pensilvânia e lhe ofereceu um ambiente de trabalho altamente motivador.
Ali, desenhou a linha de cadeiras em fio metálico para a Knool International, que tiveram tão grande sucesso comercial que permitiram que se dedicasse à sua carreira de escultor – sua maior paixão.
Foram projetadas em uma estrutura de aço curvado e soldado, cromado ou recoberto de vinil. A idéia de fazer o acabamento em cromo veio quando a GM necessitou de cadeiras para seus showrooms. A Knoll enviou cadeiras à GM que foram mergulhadas em um banho de cromo para amortecedores de carro, a fim de acentuar a idéia do mundo do automóvel.
Em sua concepção, o designer preocupou-se essencialmente com o espaço, com a forma e com o que o metal teria a oferecer. Classificava-as como feitas de ar, a exemplo de esculturas permeadas, cortadas e atravessadas pelo espaço. Bertóia conseguiu tirar a massa da forma, o peso da matéria, o impacto chapado do plano.
Bertóia percorreu os mais diversificados caminhos do desenho, mas foi na escultura que baseou toda a sua obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário