Eero
Saarinen (1910-1961) nasceu em Helsinki.
Filho do
famoso arquiteto finlandês Eliel Saarinen, emigrou para os EUA com
sua família em 1923. Estudou arquitetura em Yale, se formando em 1934.
Após um
curto período na Europa, passou a lecionar na Cranbrook Academy of Art em 1935,
da qual seu pai foi o primeiro presidente.
Como
arquiteto, trabalhou com seu pai, em seu escritório de arquitetura, antes de
Eliel falecer em 1950.
Como designer, em 1937, iniciou uma sociedade com Charles Eames, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas e premiados várias vezes no MOMA - Museum of Modern Art.
Como designer, em 1937, iniciou uma sociedade com Charles Eames, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas e premiados várias vezes no MOMA - Museum of Modern Art.
Desenhou,
também, vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles
a coleção Womb (1947-1948) e a coleção Pedestal, com a famosa cadeira Tulipa
(1955-1956) e que hoje é amplamente conhecida por seu sobrenome.
Essa cadeira foi criada a partir de um
desafio proposto por Florence Knoll para Eero
Saarinen. Ele deveria fazer uma cadeira em que ela pudesse se enrolar
dentro e se aconchegar com conforto onde se sentisse protegida e envolvida como
um bebe no ventre da mãe. Ainda bem que ela lançou o desafio pra pessoa certa
assim surgiu a poltrona Womb Chair. A poltrona do ventre. A estrutura é feita
de aço cromado polido. Com formas modernas é projetada para facilitar uma
postura relaxada, proporcionando conforto físico e emocional.
A Cadeira
Eero, um clássico, possui pés palito e todo seu assento e encosto são estofados
revestidos por tecido.
“Saarinen foi um grande visionário do
século 20 e bastante atuante, tanto na área de design como na arquitetura.
Entre suas realizações, podemos destacar grandes obras que deram forma à
arquitetura na América do pós-guerra, como o aeroporto internacional de
Washington, o terminal escultural e fluído de uma grande empresa aérea no
aeroporto JFK e o Arco de St. Louis. Formas e curvas dinâmicas, com uma
estética modernista que deram nova dimensão à arquitetura.
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